É um conjunto de sintomas que podem bloquear e limitar a vida das pessoas, como, por exemplo, alteração específica no humor (tristeza, solidão, apatia), autoconceito negativo associado a autorrecriminações e autoacusações, desejos regressivos e autopunitivos (desejo de fugir, esconder-se ou morrer), alterações vegetativas (anorexia, insônia, perda de libido), alterações no nível de atividade (retardo psicomotor ou agitação).
É um processo físico que nos mantém em alerta diante de uma situação de medo ou uma ameaça. É uma resposta adaptativa do corpo e necessitamos dela para combater as ameaças. Funciona para nos preparar para luta ou fuga.
Em um distúrbio fóbico, a ansiedade do indivíduo tem um foco específico. Esse distúrbio é marcado por um medo persistente e irracional de um objeto ou situação que não apresenta perigo real.
A característica-chave desse transtorno é a alteração do humor, que vai de picos de entusiasmo ao desespero profundo, com a tendência de episódios maníacos se alternarem com episódios depressivos maiores.
É caracterizado por recorrentes ataques de ansiedade, que ocorrem, geralmente, súbita e inesperadamente.
Página 1 de 2