Blog

Blog

Blog (8)

Sábado, 06 Junho 2020 14:26

Depressão

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

A depressão já está sendo considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a doença mais incapacitante na população. Ela atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo e mais de 11,5 milhões de brasileiros. Além dos danos óbvios e graves que ocasiona à vida dos pacientes, também origina uma série de prejuízos econômicos, sociais e aos sistemas de saúde de todas as nações.

Sábado, 06 Junho 2020 14:15

Transtorno bipolar

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

É comum ver no cotidiano as pessoas falarem algo do tipo: “sou meio bipolar”. Podemos até entender o que está sendo dito, mas isso não retrata o que é o Transtorno Bipolar (TB) precisamente. Ter um aborrecimento pela manhã e estar contente à tarde não significa que a pessoa tenha TB. Variações de estados emocionais desse tipo se assemelham mais à vida normal.

Sexta, 05 Junho 2020 23:09

Aprender a tolerar a frustração

Escrito por
Avalie este item
(355 votos)

A vida de qualquer pessoa não é perfeita nem totalmente controlável. Ao contrário, está repleta de situações que podem nos afastar das nossas expectativas. Quando algo não ocorre da forma como esperamos, muitas vezes acabamos estagnados no papel de vítima.

Sexta, 05 Junho 2020 23:04

Gratidão

Escrito por
Avalie este item
(343 votos)

Os seres humanos são distintos uns dos outros. Crescem e se desenvolvem em diferentes contextos e educação recebida. Enquanto algumas pessoas são facilmente capazes de agradecer tudo o que a vida lhes apresenta, outras, por mais que estejam bem e tenham muitas coisas, não conseguem perceber nem sentir a gratidão. Sua incapacidade de praticar a gratidão se deve ao fato de que quase nunca estão contentes com o que tem, nem com o que acontece na sua vida e sempre estão buscando algo mais para se satisfazerem. Agradecer nos ajuda a ter um melhor estado emocional a cada dia, a colocar o foco naquilo que ja temos no momento presente, ao invés de colocar naquilo que falta ou no que não se tem. Mas o que significa ser agradecido?

Quarta, 23 Setembro 2015 09:54

Superstições

Escrito por

Os comportamentos supersticiosos normalmente tem uma história seja pessoal ou cultural. O pensamento supersticioso é um pensamento contrário ao pensamento Racional e Cientifico.

Terça, 01 Setembro 2015 16:51

Mudanças

Escrito por

Muitas pessoas sentem a vontade ou a necessidade de mudar algo em suas vidas. As vezes é uma mudança relacionada ao trabalho, as vezes relacionada ao relacionamento ou pode ser também uma mudança no visual. Porém, qualquer mudança implica evolução, pois está relacionada a sairmos da nossa zona de conforto.

Segunda, 31 Agosto 2015 16:20

Lidando com a família

Escrito por

A família é algo que, na maioria das vezes, nos acrescenta muitos valores e costumes, nos dá carinho e nos ajuda. Porém, para algumas pessoas, a família está relacionada a cumprir com certas obrigações que, em muitos casos,  passam a ser um tormento.

Os principais problemas, relacionados à família, que vemos nas consultas psicológicas são as obrigações familiares e a ajuda mal entendida.

Segunda, 31 Agosto 2015 13:43

Psicoterapia

Escrito por
Avalie este item
(267 votos)

Quando buscamos um psicólogo, ou quando recebemos indicação para algum tipo de tratamento psicológico, devemos estar atentos e solicitar que o profissional nos instrua de forma prática sobre o tipo de psicoterapia que ele pratica.

 Existem diferentes tipos de psicoterapias e a Terapia Cognitivo-Comportamental, ou terapia do pensamento, ou Terapia Racional, é um tipo de psicoterapia que trabalha com a comprovação de que nossas emoções são produzidas por nossos pensamentos.