Blog

Sexta, 05 Junho 2020 20:04

Gratidão

Escrito por
Avalie este item
(344 votos)

Os seres humanos são distintos uns dos outros. Crescem e se desenvolvem em diferentes contextos e educação recebida. Enquanto algumas pessoas são facilmente capazes de agradecer tudo o que a vida lhes apresenta, outras, por mais que estejam bem e tenham muitas coisas, não conseguem perceber nem sentir a gratidão. Sua incapacidade de praticar a gratidão se deve ao fato de que quase nunca estão contentes com o que tem, nem com o que acontece na sua vida e sempre estão buscando algo mais para se satisfazerem. Agradecer nos ajuda a ter um melhor estado emocional a cada dia, a colocar o foco naquilo que ja temos no momento presente, ao invés de colocar naquilo que falta ou no que não se tem. Mas o que significa ser agradecido?

A gratidão é muito mais que apenas agradecer um favor ou um presente recebido. É sentir, estar contente e grato com o que realmente é importante na sua vida. Pesquisas já demonstraram que a gratidão está intimamente ligada ao bem estar das pessoas que o praticam. Em diferentes estudos as pessoas que praticavam diariamente a gratidão, demonstravam estar mais otimistas e conectadas com outras pessoas. Assim como os adolescentes demonstraram um sentimento de bem estar com a vida, otimismo e boa relação social.

Praticar a gratidão se trata de demonstrar respeito e dar valor ao que os outros fazem por nós, independente da nossa motivação para tal. Porém, a prática da gratidão também deve estar relacionada a nós mesmos. Ou seja, agradecer tudo o que somos e o que alcançamos até o momento entendendo nossas limitações e aceitando nossos erros como forma de aprendizado.

A prática da gratidão diminui o estado de ira e está vinculada à resiliência, que é a capacidade de adquirir a força interior necessária para recuperar-se de alguma situação de estresse ou de adversidade.

Alguns dos benefícios da prática da gratidão:

  • Nos conecta com o momento presente;
  • Ajuda a prestar atenção naquilo que se tem;
  • Contribui com mais satisfação;
  • Aumenta a felicidade e o otimismo;
  • Nos ajuda a adaptar melhor às circunstâncias;
  • Melhora a saúde mental e física;
  • Eleva a autoestima, a confiança e a segurança;

Melhora as relações interpessoais;

Ler 5444 vezes Última modificação em Sexta, 26 Junho 2020 14:44
Andréa Gonçalves

Dra. Andréa Gonçalves

(Graduada em Psicologia e Doutora em Ciências da Educação) - CRP nº. 11.428